A educação e o conto de fadas

A educação e Conto de Fadas cronograma

A educação e o conto de fadas

Para se trabalhar com crianças precisamos ter a consciência do nosso papel e sua importância. A criança está em busca de uma compreensão do mundo que a cerca, busca delimitar o real do imaginário.
Ao se desenvolver, a criança vai percebendo melhor a si e ao outro, entende seus contornos e os contornos do próximo, por isso, é tão importante que ela vivencie cada fase do seu desenvolvimento de forma tranquila e segura, para que alcance uma maturidade que lhe seja favorável na vida adulta. Mesmo buscando essa maturidade, a importância dos contos de fadas e da imaginação neste caminho e durante toda a vida é de suma importância para uma vida saudável e com recursos psíquicos para enfrentar o dia a dia.
As crianças ficam na maioria das vezes fascinadas com os que lhe geram curiosidade. Contar histórias ainda é a melhor maneira de ajudar no desenvolvimento da criança e a desenvolver sua fantasia, eles vão promover significados tanto latentes quanto manifestos.
O curso aborda as instâncias psíquicas (Id,Ego e Superego) e as fases do desenvolvimento de dois autores (Freud e Erickson). Será trabalhado no decorrer do curso a importância da simbologia dos contos, como ele deve ser narrado, a diferença entre contos e mitos, a importância e arte do conto, a necessidade da mágica, a exteriorização dos sentimentos, as transformações nos contos, o medo da fantasia, a adolescência entre outros aspectos ligados ao desenvolvimento infantil, também passa a mensagem de que há lutas, desafios que devemos enfrentar no decorrer da vida, os contos lhe darão sugestões de forma simbólica.

Contos a serem explorados:
1. O pescador e o gênio
2. Os três porquinhos
3. Rainha abelha
4. O irmão e a irmã
5. Simbad o marujo
6. 1001 noites
7. As três linguagens
8. As três penas
9. A menina dos fósforos
10. O cavaleiro da armadura reluzente e a donzela em apuros
11. João e Maria
12. Chapeuzinho Vermelho (versão Grimm e Perrault)
13. João e o pé de feijão
14. João e suas barganhas
15. Branca de Neve
16. Cachinhos Dourados
17. A bela adormecida
18. Cinderela
19. Os sete cabritinhos
20. O gato de botas
21. O pequeno polegar
22. Peter Pan
23. Alice no país das maravilhas
24. A guardadora de gansos
25. O rei leão
26. Bambi
27. Patinho feio
28. Dumbo
29. O rei sapo
30. A bela e a fera
31. Rapunzel
32. O príncipe querido

33. Os três desejos
34. O flautista de Hamelin
35. A fada da represa de moinho
36. Bicho peludo
37. Pele de burro
38. Pinóquio
39. O mágico de Oz
Trabalharemos algumas histórias atuais:
1. Winnie-the- Pooh
2. Turma da Mônica
3. Peanuts
4. Mafalda
5. Calvin e Haroldo
6. Harry Portter
Os recursos utilizados nos contos, como a fantasia, está adequado para fase de desenvolvimento infantil, serão usados para toda a vida, e de vital importância na vida adulta.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.