Como lidar com as emoções no dia a dia?

Como lidar com as emoções no dia a dia?

Emoções! Como entender e viver de forma equilibrada com cada uma delas?
Tenho percebido que, cada vez mais, as pessoas têm sentido a necessidade de compreender suas emoções para a vida ser menos sofrida. Antigamente, não se falava muito sobre isso e atribuía-se praticamente tudo à uma alternância de humor e ponto!
Hoje, sabemos que muitas coisas podem influenciar essas mudanças. Em um único dia vivemos coisas agradáveis, desagradáveis, tristes, situações de medo e tensão. E o que fazer com tudo isso?
O primeiro passo é relacionarmos cada uma dessas situações com uma emoção, como por exemplo: alegria, raiva, tristeza, medo. Uma vez relacionada, podemos escolher entre deixar essa emoção tomar conta dos nossos pensamentos e atitudes ou equilibrarmos essa emoção com o uso da razão.
São inúmeros os questionamentos sobre as emoções serem boas ou ruins. No entanto, o mais importante é compreendermos que todas fazem parte de nós e precisamos aprender a lidar com cada uma elas.
Desde nossa primeira conversa, temos falado sobre essa viagem para dentro de nós mesmos para uma maior compreensão de quem somos. A inteligência emocional está intimamente relacionada a isso.
Segundo o Dr. Alírio de Cerqueira Filho, médico e terapeuta, pode-se dividir a inteligência emocional em dois tipos: intra e interpessoal.

Como lidar com as emoções no dia a dia?

A inteligência interpessoal está ligada à maneira como lidamos com outras pessoas, mas focaremos na inteligência intrapessoal, que é a forma como nos relacionamos conosco e é a base da inteligência emocional. Ela necessita do autoconhecimento, do autodomínio e da automotivação para se desenvolver.
O autoconhecimento nos remete ao ensinamento deixado por Sócrates, por volta do ano 470a.C.: “Conhece-te a ti mesmo”.
O autodomínio refere-se à maneira como lidamos com as emoções e é um resultado do autoconhecimento.
A automotivação está ligada à descoberta daquilo que nos move para a conquista dos nossos objetivos.
Saber quem eu sou, como dominar minhas emoções e descobrir aquilo que me move, me tornará um ser melhor e mais completo.
Atualmente, as empresas buscam funcionários que saibam lidar com a situação de estresse e pressão, quando uma meta precisa ser atingida ou lidar com tensão e tristeza quando a demissão for necessária.

Como lidar com as emoções no dia a dia?

Os momentos de alegria também acontecem e são comemorados, mas nesse caso, normalmente não geram conteúdo negativo a ser trabalhado.
O ponto importante é perceber que pessoas que fazem uso da inteligência emocional sabem usar as emoções a seu favor. O resultado disso é positivo para a empresa e para o indivíduo.
Hoje, o que me motivou a pensar sobre esse tema, foi um filme de animação, com produção e distribuição feitas pela Disney Pixar chamado Divertida Mente.
O filme nos mostra atitudes e consequências de quando estamos sob domínio de uma das emoções.

Embora muitos possam pensar que “desenho é coisa de criança”, esse é um filme que pode ajudar pais e filhos na compreensão da importância de cada uma das emoções ali apresentadas: Alegria, Medo, Tristeza, Raiva e Nojinho. Cada uma tem a sua importância, é impossível vivermos uma vida toda sem alguma delas. Porém, o que pode fazer a grande diferença em nossas vidas, é permitir que cada uma tenha o seu espaço e que todas, possam conviver em equilíbrio.
Como dizia o Poeta: “É melhor ser alegre que ser triste. Alegria é a melhor coisa que existe… Mas para fazer um samba com beleza, é preciso um bocado de tristeza…”
Compreender e saber como lidar com as emoções nos ajudará a atingir a maturidade emocional tão desejada!
Para finalizar, deixo a reflexão para a continuidade da nossa viagem interior: Quem sou eu? Quais são meus objetivos e o que tenho feito para conquistar o equilíbrio das minhas emoções?
E, para aqueles que quiserem assistir ao filme, bom divertimento!!
anaracy

Texto: Anamaria Tonelli Racy

 

Instituto Imelco

Has one comment to “Como lidar com as emoções no dia a dia?”

You can leave a reply or Trackback this post.
  1. Homerheago - fev 17, 2018

    It is custom-built just for the day and superior to another roped-off or ‘press area’ VIP zone available from other organizers. The old school type are often combined with symbols for example flames, arrows, flowers, cross and crown.
    In Cancun, there exists a general group of guidelines assigned to tipping which will help you redirect your focus from your logistics of tipping, back to your vacation. In 1934, when Jim’s coach and manager Joe Gould offers him an opportunity to go back to boxing, he becomes the symbol of hope for hopeless people in a ruined nation.
    Every persopn who owns the IPod are aware that they can doownload snogs for the IPod, but most peole don’t know how. I didn’t desire to ignore the way my oldest daughter accustomed to stick out her tongue or even the way my youngest son utilized to love wearing his daddy’s baseball caps over his head.

Leave a Reply

Your email address will not be published.