Você já suspeitou que alguém poderia estar mentindo para você?

O seu companheiro (a) já agiu de forma estranha quando você pergunta onde ele esteve? E você, já suspeitou que alguém poderia estar mentindo para você?

Marcia V. P.S., uma consultora de São Paulo capital e ex-aluna do Instituto Imelco estava preocupada que seu noivo poderia estar escondendo algo dela.

“…Quando lhe perguntei o que ele fez enquanto eu estava fora da cidade na semana passada, ele começou a agir de forma estranha. Mostrou um certo nervosismo no comportamento e demorou um tempo para responder simplesmente se ele havia ido realmente aonde disse ter passado algumas horas na outra noite. E quando ele finalmente respondeu, mal conseguia me olhar nos olhos e mostrou um certo alivio quando mudei de assunto. E eu ficava pensando o que será que está acontecendo aqui… ”

Marcia estava suspeitando que noivo não estivesse sendo tão honesto como antes era, o seu “docinho” como ela antes se referia, estava demonstrando comportamentos clássicos que apontam para o engano. E, felizmente para Márcia, com o conhecimento e perguntas adequadas ela não continuou com o relacionamento após descobrir que a traição realmente aconteceu, e pior, com uma conhecida.

Você já suspeitou que alguém poderia estar mentindo para você?

Aqui estão algumas dicas óbvias que podem ajudá-la a determinar se alguém está mentindo para você:

1. Quando faz uma pergunta direta, seu companheiro se sente incomodado sem motivo? (conforto/desconforto).

2. Eles cobrem o rosto enquanto responde? (Reprimindo o desejo de falar)

3. Desviam o olhar ou mudam a taxa entre piscadas? (Sistema Nervoso Autônomo)

4. Eles gesticulam a acenam na hora errada? (Sem sincronia com a fala)

5. Eles param de espelhar seus gestos e posturas?

6. Acrescentam detalhes desnecessários quando você faz uma pergunta simples?

7. Mostram desconforto quando você expressa sua dúvida?

8. Suor ou respiração de forma incomum?

9. Eles cruzam os braços ou formam barreiras com objetos na frente do seu corpo?

10. Demoram em responder e quando acontecem utilizam de “Errr ou Hmmm…” ou acabam repetindo a sua mesma pergunta na resposta?

Se você respondeu sim para a maioria das questões, alguém que você conhece pode estar te enrolando ou mentindo.

Mas sabemos que esses sinais não são 100% infalíveis, claro que podem ser úteis para dizer se alguém está ou não sendo honesto.

Você já suspeitou que alguém poderia estar mentindo ?

No entanto, tenha em mente, a melhor maneira de saber se alguém está mentindo é quando eles admitem a mentira, e como isso não acontece quando precisamos, equipe-se com o conhecimento na Linguagem Corporal e Micro Expressões Faciais na Detecção da Mentira, que aumentam, e Muito, as chances de você tirar a sua conclusão de forma certa.

Instituto Imelco

Leave a Reply

Your email address will not be published.